August 14, 2017

Ortodontia de A a Z.

Ortodontia de A a Z.

Como estamos entrando nos dias de cão1 de um longo e úmido verão Inglês, eu decidi escrever uma simples ortodontia de A a Z. Só para descontrair…

Aceleração do movimento dentário: Uma inovação ortodôntica que não é embasada pela evidência científica. Promovida pelo líderes formadores de opinião. Provável óleo de cobra2

Braquete: Um componente do aparelho ortodôntico que é preso aos dentes. Existem muitos tipos e variam dos braquetes convencionais a outros que são mágicos (ver auto-ligáveis).

Conferência: Um encontro de ortodontistas que é organizado por uma sociedade de Ortodontia. A conferência tem um programa científico. Isso inclui aulas, sendo algumas com muitos ouvintes e outras não. Existe uma área de exposição comercial com outras aulas dadas pelos líderes formadores de opinião (ver mais tarde).

Damon Braquete: Braquete auto-ligável que foi punido recentemente por violar as regras dos anunciantes no Reino Unido.

Edgewise Braquete: Braquete convencional que parece mover os dentes adequadamente. Isso vai depender da habilidade do ortodontista.

Fastbraces (braquetes rápidos): São mesmo?

Growth of the face (crescimento da face): Costumava ser influenciado pelo tratamento ortodôntico. Agora não é mais…

Headgear (Extra-oral): Técnica ortodôntica antiga utilizada para modificar o crescimento e reforçar a ancoragem. Substituída pelos aparelhos de ancoragem temporária.

Internet: Única fonte de informação clínica para alguns ortodontistas.

Journal (Revista): Método tradicional de se disseminar a informação. Os artigos, em sua maioria, estão sob restrições de acesso devido à necessidade de se pagar pela assinatura da revista (fora a Angle Orthodontist). Em geral, as revistas precisam se modernizar e se tornar mais acessíveis. É uma boa fonte de informação alternativa ao Facebook.

Key Opinion Leader (líder formador de opinião): Clínico que é pago por uma companhia da área da Ortodontia para promover os seus produtos. Possui uma tendência de ignorar a informação científica.

Ligature (ligadura): Maneira antiga e efetiva de se amarrar o fio no braquete. Parece funcionar bem…

Myofunctional appliances (aparelhos miofuncionais): Um tratamento que possui efeitos fantásticos na respiração, crescimento facial, posição dos dentes e no desempenho acadêmico. Infelizmente, não é possível se medir os efeitos desse tratamento. Provável óleo de cobra.

Ortodontia: Uma ótima especialidade que beneficia muitas pessoas.

Professor fazendo um blog: Uma pessoa que está tentando disseminar o conhecimento. Talvez um “disco arranhado3“.

Quack and Snake Oil salesmen (Charlatão e Vendedor de óleo de cobra): Nós sabemos quem é você, você sabe disso?

Retention and Relapse (Contenção e recidiva): O maior problema e o maior mistério da Ortodontia…

Sleep disordered breathing (desordens respiratórias do sono): Uma doença que pode ou não ser influenciada pelo tratamento ortodôntico. Potencial charlatanismo?

Self ligating bracket (braquetes auto-ligáveis): Eu decidi utilizar o S duas vezes. Eu já falei o suficiente sobre este assunto. Óleo de cobra.

Trade (comércio): Nossos colegas de trabalho mais próximos que nos fornecem equipamentos. O papel deles é vender. Nós devemos interpretar suas afirmações utilizando o nosso conhecimento científico.

Undergraduate Dental Student (Aluno de graduação em Odontologia): Uma pessoa que está aprendendo a ser um dentista que, na maioria dos países, é exposto a um treinamento mínimo em Ortodontia devido à diminuição dos professores na área.

Volume das vias aéreas: Eu não sei se isso é modificado pelo tratamento ortodôntico. Alguém sabe?

Websites: Fonte valiosa de informação sobre o tratamento ortodôntico. Alguns também contém uma grande quantidade de informação enganosa.

eXtractions (extrações): Método de se obter espaços para a movimentação dentária ortodôntica. As extrações não causam dano se são utilizadas mecânicas corretas.

eXpansion (expansão): Método de se obter espaço para a movimentação dentária ortodôntica. As expansões não causam dano se são utilizadas mecânicas corretas.

Young person (Pessoa jovem): Paciente de Ortodontia para quem fazemos o nosso melhor para ajudar.

Z….Não consegui pensar em nada…

Se quiser somar algo à lista ou fazer comentários, você pode postá-los na seção de comentários.

1 Dias quentes de Agosto; nome retirado de uma constelação (Canis Major) e uma de suas estrelas: Sirius (que é a estrela que mais brilha no céu do verão nas primeiras duas semanas de agosto). Fonte: Urban Dictionaire (N. do T.).

2 uma substância sem real valor medicinal vendido como um remédio para todas as doenças. Fonte: Oxford Dictionaires (N. do T.).

3 utilizado para se referir a uma pessoa que repete de forma constante e incômoda uma declaração ou opinião. Fonte: Oxford Dictionaires (N. do T.).

Traduzido por Klaus Barretto Lopes

Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

 

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *