Invisalign, nos diga o que está acontecendo!
Invisalign, nos diga o que está acontecendo!
Na semana passada, eu escrevi um post muito popular sobre o Invisalign, seus anúncios e a abertura de uma loja Invisalign em São Francisco. Logo em seguida, Jamie, que é o Gerente Geral da Invisalign, me respondeu. Ele prestou esclarecimentos sobre alguns pontos que eu levantei. Eu os achei interessante e publiquei seus comentários bem elaborados neste post. Esta é uma ótima via de interação bilateral e é bom que a Invisalign tenha respondido.
A resposta da Invisalign
Eu também gostaria de ter a oportunidade de comentar sobre o seu recente post. Percebemos que você e os seus leitores têm algumas questões sobre algumas das nossas recentes atividades de marketing e eu gostaria de abordar algumas destas preocupações e esclarecer pequenos mal-entendidos que vimos no seu post.
A Align esta comprometida a ajudar a expandir o mercado de tratamentos ortodônticos e a conectar mais pacientes potenciais com a Invisalign – que é o coração de tudo o que fazemos. Nós investimos milhões de dólares a cada ano em inovação tecnológica para evoluir a Ortodontia e para construir uma marca que cria uma consciência positiva do tratamento ortodôntico e conecta pacientes potenciais com a Invisalign.
A loja piloto da Invisalign
A loja piloto da Invisalign que lançamos em novembro é uma extensão do nosso antigo e contínuo programa de marketing direto ao consumidor. Ela objetiva conectar pacientes Invisalign potenciais aos Doutores para o tratamento com o Invisalign. Tal modelo depende do Doutor – e do consultório dele – para o tratamento. Nós acreditamos que a loja piloto da Invisalign vai encorajar mais pessoas a alinharem os seus dentes através da captação de consumidores que não procurariam o tratamento ortodôntico de outra forma. O conceito da loja se baseia no que os consumidores já estão acostumados a fazer em suas compras em shoppings. Eles podem parar nelas, pesquisar, aprender, tomar uma decisão de compra – ou não tomar e apenas sair melhor informado. A loja permite que os consumidores aprendam sobre os alinhadores transparentes num ambiente de compras confortável e utilizem um scanner digital e uma simulação para ajudá-los a ver como poderiam ficar após o tratamento com o Invisalign. A simulação não é um plano de tratamento com o ClinCheck. Os empregados da loja não são planejadores de tratamento. Eles estão discutindo opções baseados no poder da visualização e ajudando os consumidores interessados a darem início ao tratamento com um Doutor Invisalign de sua escolha. Nossa mensagem na loja é clara: nós acreditamos que os Doutores possuem um papel importante no seu tratamento, do início ao fim.
O anúncio
Da mesma forma, o post feito na mídia social (com a imagem das ferramentas odontológicas que você referenciou no seu blog) teve a intenção de educar e informar os consumidores sobre a evolução do tratamento ortodôntico, em particular, de como o Invisalign representaria a abordagem moderna para alinhar os dentes com os alinhadores transparentes. Muitos consumidores, especialmente os adultos (para quem o anúncio foi direcionado), não perceberam que as opções de tratamento avançaram significativamente nos dias de hoje comparado ao que eles poderiam pensar, ou com o que eles se lembram da infância. Nós reconhecemos e sentimos muito pela pobre execução dessa mensagem no post feito na mídia social. Nossa intenção não foi ofender os ortodontistas ou dar a entender que estavam ultrapassados – a que isso serviria? O marketing da Align direcionado aos consumidores é desenhado para, no final, sempre conectar os consumidores interessados com a Invisalign e nós queremos e precisamos que o consumidor pense positivamente a respeito dos ortodontistas e do alinhamento dos dentes.
Existem milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo que querem ou poderiam se beneficiar do alinhamento dos dentes. Alcançar todas estas pessoas, ajudando-as a entender as opções de tratamento e fazê-las começar o tratamento vai requerer novas abordagens, novos modelos. Nós estamos comprometidos a fazer isso em parceria com os ortodontistas.
Pontos no blog post
Finalmente, existem vários pontos específicos no seu blog post que eu gostaria de esclarecer:
“A Invisalign comprou uma grande quantidade de ações da SmileDirectClub (SDC)…”
A Align Technology é uma fornecedora terceirizada de alinhadores não-Invisalign para a SDC e possui 19% das ações da SDC.
“A Invisalign está explorando um modelo parecido. …(com a SDC) com a abertura de uma loja Invisalign…”
A loja piloto da Invisalign possui um modelo diferente da SmileDirectClub. Em primeiro lugar e o mais importante, é que os consumidores que pesquisam sobre o Invisalign em suas lojas têm que procurar um Doutor Invisalign no consultório dele para começar o tratamento. O objetivo da loja piloto da Invisalign é alcançar o maior número de consumidores, educá-los sobre como poderiam ficar com um sorriso melhor e conectá-los a um consultório Invisalign de sua escolha se eles decidirem fazer um tratamento ortodôntico. Nós estamos atraindo os consumidores de outra forma, mas nosso objetivo permanece o mesmo: ter mais pacientes começando seus tratamentos com um Doutor Invisalign.
“Os funcionários, que podem não ter qualificação em Odontologia, discutem o tratamento e fazem o escaneamento dos dentes deles…”
Os funcionários da loja Invisalign são treinados para fazer o escaneamento intra-oral, educar e informar os consumidores sobre as suas opções para obterem um sorriso melhor com o Invisalign. Eles explicam o processo de seleção do Doutor Invisalign de sua escolha (que tomará todas as decisões referentes ao tratamento) e que conduzirá o exame físico para confirmar se o consumidor é um bom candidato para o tratamento antes que o mesmo comece.
“O técnico prepara o ClinCheck e o discute com o paciente.”
A loja Invisalign não mostra para os consumidores um “plano de tratamento com o ClinCheck”. Se o consumidor fizer um escaneamento complementar, ele poderá ver uma simulação da Invisalign e visualizar como o sorriso dele poderia ficar após o tratamento com os alinhadores transparentes.
“O paciente seleciona um dentista/ortodontista para monitorar o tratamento.”
O Doutor que o consumidor seleciona faz mais do que monitorar o tratamento. O Doutor Invisalign selecionado pelo consumidor vai fazer o plano de tratamento no ClinCheck para aquele consumidor e o enviará para a revisão. O tratamento com o Invisalign não começará até que o consumidor tenha revisto e aprovado o plano de tratamento preparado pelos seus Doutores e que os mesmos Doutores tenham conduzido um exame físico nos consumidores e confirmado que eles são bons candidatos ao tratamento.
“O paciente então visita o dentista/ortodontista para colocar seus alinhadores e monitorar o tratamento.”
Como explicado acima, os Doutores fazem mais do que monitorar o tratamento. O consumidor deve ir ao consultório do Doutor e fazer um exame físico antes de receber os alinhadores transparentes, ou seja, antes de começar o tratamento com o Invisalign.
“Eu acho que existem muitos problemas, principalmente ligados à dúvida se é um dentista quem examina o paciente na loja Invisalign.”
A Align não faz Odontologia e não está tratando pacientes na loja Invisalign. Os consumidores da loja Invisalign não podem receber os alinhadores transparentes e o tratamento com o Invisalign não pode começar até que o consumidor tenha revisto e aprovado o plano de tratamento preparado pelo seu Doutor, que o mesmo Doutor tenha conduzido um exame físico no consumidor e confirmado que eles são bons candidatos para o tratamento.
Traduzido por Klaus Barretto Lopes
Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Professor Visitante da Universidade de Manchester, Inglaterra, Reino Unido
Emeritus Professor of Orthodontics, University of Manchester, UK.