February 12, 2019

Align Technology responde ao meu post sobre o Avanço Mandibular com o Invisalign!

 

Na semana passada, postei sobre o Avanço Mandibular com o Invisalign. A Invisalign achou que algumas colocações minhas não foram corretas. Assim, os ofereci um post para abordarem suas preocupações.

O post foi escrito pela Dra. Beena Harkison, graduada em Odontologia pela Universidade de Witwatersrand. Ela tem especialização em Implantodontia e passou a fazer parte da Align Technology em 2007. Atualmente, é Diretora de Educação Clínica e Profissional para a Europa, meio leste e África (EMEA).

Gostaria de ter a oportunidade de comentar a respeito de um recente post sobre uma das nossas recentes inovações, o tratamento com Avanço Mandibular com o Invisalign. Percebemos que você e seus leitores têm algumas dúvidas sobre as características do alinhador, as quais vou abordar. Também gostaria de esclarecer alguns equívocos que vimos no seu post.

Introdução ao Avanço Mandibular com Invisalign:

O tratamento com o Invisalign com Avanço mandibular é uma solução que utiliza alinhadores transparentes para a correção da Classe II em pacientes em crescimento. Ela é indicada para pacientes com má-oclusão de Classe II com retrognatismo mandibular, entre 11 e 16 anos de idade, no surto de crescimento puberal, na dentição permanente ou no final de uma dentição mista estável (espaços E’s são necessários durante a fase de avanço mandibular [AM]), como descrito abaixo:

First image: Classe II esquelética com mandíbula retrognática, Classe I molar e Classe II de caninos, com overjet aumentado, em pacientes em crescimento;

Second image: Classe II esquelética com mandíbula retrognática, Classe II dentária, em pacientes em crescimento;

Third image: Classe I esquelética com mandíbula “fraca”, Classe II dentária, em pacientes em crescimento;

Essa nova abordagem combina os benefícios do avanço da arcada inferior simultâneo ao alinhamento dos dentes. A correção da Classe II pode ser alcançada em avanços únicos ou múltiplos, como indicado no formulário de prescrição (ou por meio das modificações do planejamento no ClinCheck) pelos doutores que tratam. Os doutores podem selecionar para ambos os estágios o AM com 2mm de avanços incrementais (a cada 8 estágios/alinhadores) até o final da fase de AM ou podem escolher um avanço único, até a posição final planejada no set-up. Para o aumento da flexibilidade, os doutores também podem selecionar uma posição final de topo-a-topo ou com a arcada inferior com 1 ou 2mm a frente da posição de topo-a-topo.

Uma captura de tela do formulário de prescrição para o AM está abaixo:

 

Além disso, os doutores podem prescrever técnicas adicionais e mecânicas para auxiliar na correção da Classe II completa nos seguintes cenários:

 

  • Má-oclusão severa de Classe II completa > 6mm pode precisar de elásticos de Classe II.
  • Dolicofacial/pacientes com crescimento vertical, que respiram de boca aberta, podem precisar de elásticos verticais.
  • Os molares podem precisar de elásticos verticais e vigilância extra no encaixe das asas do alinhador.

Dados atuais:

O tratamento Invisalign com AM foi clinicamente avaliado num estudo clínico multicêntrico, prospectivo IDE na América do Norte. Dez clínicas diferentes foram envolvidas no estudo e 40 pacientes foram analisados. A média de idade dos pacientes foi de 13,2 (±2,1), 53% eram homens e 47% mulheres. A metodologia do estudo incluiu exames antes e após o tratamento (fotos, modelos de estudo e radiografias), levantamento da qualidade de vida e análise cefalométrica (completado por um avaliador terceirizado, membro de Universidade). O número médio de alinhadores com AM/arcada foi de 36,3 (±17,3) e a media da fase de AM foi de 13,4 meses (±5 meses). As análises cefalométricas também foram completadas para os 40 pacientes (apresentadas na tabela abaixo):

 

A tabela acima mostra as mudanças dentárias (1° molar direito, 1° molar esquerdo e overjet) e mudanças esqueléticas (SNB, ANB, Wits, Convexidade) que foram vistas. Todos os valores com valor de p < 0,0001. Além disso, o IMPA mostrou uma proclinação dos incisivos inferiores limitada. Assim, demonstrou-se que os alinhadores transparentes da Invisalign com AM podem tratar efetivamente a má-oclusão de Classe II em pacientes em crescimento. Atualmente, mais de 17.000 adolescentes estão usando Invisalign com avanço mandibular. Como continuamos a acrescentar mais dados ao estudo IDE (e dos 17.000 tratamentos em andamento), esperamos ser capazes de apresentar isso para vocês num post futuro.

Para aqueles interessados em aprender mais sobre o tratamento Invisalign com Avanço Mandibular, o link abaixo irá redirecioná-lo para um webinar apresentado por um dos principais investigadores do estudo IDE, Dr. Barry Glaser, acompanhado pelo Dr. Milos Lekic.

https://event.on24.com/eventRegistration/EventLobbyServlet?target=reg20.jsp&referrer=&eventid=1894925&sessionid=1&key=8B108C832C32DB7ACA41DF4470B4867D&regTag=&sourcepage=register

 

 

Traduzido por Klaus Barretto Lopes

Professor Substituto de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

 

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *