July 10, 2018

Piezocisão aumenta a velocidade da movimentação dentária: Um novo Estudo Clínico Randomizado

Os pesquisadores estão conduzindo várias pesquisas sobre métodos para aumentar a taxa de movimento dentário. Este novo estudo mostra um grande efeito do trauma localizado.

Eu já postei diversas vezes sobre algumas pesquisas que estão sendo conduzidas com o objetivo de se aumentar a taxa de movimento dentário. No geral, tais pesquisas mostraram ausência ou efeito mínimo das intervenções. Uma das mais promissoras técnicas é a piezocisão. Ela é feita por meio de pequenos cortes interproximais no osso alveolar, sendo classificada como uma técnica minimamente invasiva.

Um grupo de Damasco, na Síria, fez o estudo. O EJO publicou o artigo.

Efficacy of piezocision-based flapless corticotomy in the orthodontic correction of severely crowded lower anterior teeth: a randomized controlled trial

Omar Gibreal et al

European Journal of Orthodontics, 2018, 1–8 doi:10.1093/ejo/cjy042

Em sua introdução, eles ressaltaram que algumas investigações prévias estudaram os efeitos da piezocisão sobre os casos sem extração. Eles queriam observar o tratamento com extrações fazendo a seguinte pergunta:

“Qual foi o efeito da piezocisão sobre a taxa de correção do apinhamento inferior anterior?”

O que eles fizeram?

Eles fizeram um estudo clínico randomizado, paralelo, com dois braços. A PICO foi:

Participantes:  Pacientes adultos, com indicação para tratamento ortodôntico, com apinhamento inferior severo (índice de Little maior que 10), que necessitavam de extração de dois pré-molares inferiores;

Intervenção: Tratamento com aparelho fixo com piezocisão;

Controle: Tratamento com aparelho fixo sem outra intervenção;

Resultado: O resultado primário foi o tempo geral para alinhar os dentes anteriores inferiores (quando o índice de Little era menor do que 1 mm e era possível inserir o fio 19×25).

Este estudo foi único, uma vez que os pacientes foram vistos a cada duas semanas. Isso foi feito para se beneficiarem de qualquer efeito possível da piezocisão.

Eles fizeram um cálculo do tamanho da amostra. Eles também fizeram uma randomização pré-preparada e alocaram os pacientes utilizando envelopes selados. Tudo isso foi feito por um membro do staff, que não estava envolvido com a pesquisa.

Eles não cegaram os operadores ou os pacientes. Porém, quem aferiu os resultados não sabia a alocação do tratamento.

Eles não fizeram uma análise de Intenção de Tratamento (ITT) e a estatística deles se resumiu a uma estatística univariada simples. Eu gostaria de ter visto uma regressão que levasse em consideração a quantidade de apinhamento pré-tratamento.

O que eles encontraram?

Os dois grupos eram similares ao início do tratamento. Eu achei que os resultados deste estudo foram impressionantes. O mais importante foi que a piezocisão teve um tempo de alinhamento de 53 dias (1,7 meses), enquanto os aparelhos fixos alinharam em 131 dias (4,3 meses). Isso significa uma redução de 59% no tempo de alinhamento! Eles também mostraram que o maior efeito da piezocisão ocorreu no primeiro mês.

Eles não relataram os intervalos de confiança (ICs) no artigo, mas eu os calculei:

  Tempo de alinhamento (dias) DP IC 95%
Piezocisão 53,3 12,5 47,5-59,47
Controle 131,41 38,5 113,1-149,7

Isso mostra que os ICs são pequenos e significa que podemos ter confiança nos dados.

O que eu pensei?

Eu achei que foi um estudo pequeno e interessante. De muitas formas, ele é parecido com os outros estudos que têm sido feitos com relação ao tamanho da amostra e a metodologia. Os pesquisadores fizeram o estudo adequadamente e não detectei nenhum problema maior.

Apesar disso, fiquei surpreso de achar um tamanho de efeito tão grande. Eu também queria saber se o tempo de tratamento do grupo controle foi pequeno. Quando eu considero razões para isso, a mais óbvia é que eles viram os pacientes a cada duas semanas. Eu gostaria de ter visto um outro braço do estudo no qual os pacientes fossem vistos num intervalo padrão de 4 a 6 semanas. Isso poderia nos ter dado mais informações sobre os efeitos causados pela piezocisão e pelas consultas a cada duas semanas.

Eu acho que outro problema importante é que eles não relataram nenhum dano como, por exemplo, perda de vitalidade e reabsorção radicular, que podem ter piorado pelo curto tempo de intervalo entre as consultas, mas isso é apenas uma especulação clínica.

Nós também precisamos nos lembrar que a única conclusão que pode ser tirada deste estudo é que a piezocisão, com consultas a cada duas semanas, pode reduzir o tempo de tratamento do alinhamento. Nós não podemos concluir que a piezocisão resulta em redução do tempo de tratamento total. Esta é uma pergunta que precisa ser respondida em pesquisas futuras.

Finalmente, esse é um resultado impressionante e seria interessante ver se ele é replicável em outros estudos. Isso pode ser um desenvolvimento interessante.

Traduzido por Klaus Barretto Lopes

Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *