May 08, 2017

Eu decidi inventar uma nova forma de tratamento: aparelho que trata em 24 meses revisitado!

Eu decidi inventar uma nova forma de tratamento: aparelho que trata em 24 meses revisitado!

Um dos meus posts mais populares foi chamado “aparelho que trata em 24 meses”. Eu postei isso há muitos anos e decidi atualizá-lo para estar de acordo com o atual estado da arte em Ortodontia.

Eu promoveria o “aparelho que trata em 24 meses” assim…

Aparelho que trata em 24 meses. Observe os módulos elásticos especiais e

a “inovadora” mola para movimentar os dentes

24 month braces. Note the special elastic modules and the “space age” springs to move the teeth

Um novo paradigma na ortodontia

O “aparelho que trata em 24 meses” é uma revolução para o tratamento da maloclusão. O sistema é baseado na utilização de braquetes de aço inoxidável e fios. Você pode prender os braquetes aos dentes com cola. Os fios encaixam em braquetes especialmente feitos para isso. “Módulos” poliméricos seguram os fios nos braquetes. Os primeiros fios encaixam folgadamente nos braquetes e alinham os dentes. Em seguida você encaixa uns fios mais grossos, que nós chamamos de fios “retangulares”, e você movimenta os dentes por eles utilizando as molas “inovadoras”. Você coloca os dentes na posição ideal usando essa tecnologia.

Você pode usar esse aparelho para corrigir, sobressaliências, sobremordidas, apinhamentos e mordidas cruzadas. Ele também pode ser usado como parte do tratamento orto-cirúrgico.

Quem você pode tratar com o “aparelho que trata em 24 meses”?

Você pode tratar qualquer maloclusão com o “aparelho que trata em 24 meses”. De vez em quando você vai precisar criar algum espaço com extrações dentárias. Porém, as pesquisas mostram que isso não traz nenhum prejuízo para o paciente.

Infelizmente, o aparelho possui alguns efeitos colaterais. Por exemplo, a maioria dos pacientes tem alguma perda do comprimento das raízes dos dentes, mas isso é em torno de 1,7 mm. Após você ativar o “aparelho que trata em 24 meses”, os pacientes sentirão alguma dor e precisarão ter um pouco de cuidado com o que comem.

As pesquisas mostram que a melhor época para fazer esse tratamento é entre 12 e 13 anos de idade. Apesar disso, alguns ortodontistas realizam tratamentos ortodônticos quando os pacientes são mais novos. É interessante que isso é mais rentável caro, não é baseado em evidências e aproveita o máximo do desenvolvimento dentário normal.

Ele ajuda os problemas respiratórios?

Não existe evidência de que os problemas respiratórios possam ser corrigidos pelo “aparelho que trata em 24 meses”, nem pelos “crescedores” de arcadas nem por óleo de cobra lubrificante de plástico.

Quanto tempo leva o tratamento?

Na média o tratamento do paciente dura 24 meses, às vezes um pouco mais e às vezes menos.

O tratamento pode ser acelerado?

Existem muitos métodos novos que tentam acelerar a movimentação dentária, incluindo fazer cortes nos ossos, luzes de laser brilhantes nas gengivas e até vibrar os dentes por 20 minutos por dia com um dispositivo de vibração especial que os pacientes colocam na boca. Os ortodontistas podem usar isso com o “aparelho que trata em 24 meses”. Entretanto, se você estiver atualizado com a literatura, você dirá aos seus pacientes que esses métodos não funcionam.

Existe alguma pesquisa por trás desse tratamento?

Sim, pesquisadores tem estudado os efeitos desses aparelhos por muitos anos. Infelizmente, as revistas científicas restringem a publicação dessas pesquisas àqueles que pagam a assinatura não estando disponível ao público geral. Se você quiser ler essas pesquisas, terá que se tornar membro de um sociedade de ortodontia.

As sociedades de ortodontia organizam conferências onde as pesquisas sobre esses aparelhos normalmente são apresentadas em salas vazias por ortodontistas acadêmicos.

Entretanto, alguns ortodontistas apresentam em salas lotadas e mostram seus melhores tratamentos, suas próprias mecânicas de tratamento e marketing. Outros ortodontistas os chamam de “as estrelas do rock da ortodontia”. Eles frequentemente colocam posts na mídia social dizendo: – assistindo Dr.?? arrebentando no AAO em San Diego. Os líderes formadores de opinião, que são pagos pelas companhias para promover seus produtos, também são chamados de “estrelas de rock”. Eles às vezes falam em eventos especiais das companhias e em outros “cultos” com ortodontistas aos seus pés tirando “selfies” com eles.

Treinamento

Esse treinamento não pode ser ensinado em cursos de um dia dados em aeroportos, ajudados por treinamentos de negócios, advogados interessados, publicidade instantânea, numa “escola de ortodontia” de um homem só.

Infelizmente, não existem atalhos. Você pode fazer um treinamento de especialização de três anos ou ganhar uma considerável experiência supervisionada como um clínico geral. Isso leva tempo, esforço e trabalho duro…

Como eu vendo o tratamento?

Você não precisa vender esse tipo de tratamento. Ele é o melhor jeito de se tratar uma maloclusão de forma abrangente. Você precisa explicar isso para os seus pacientes para ajudá-los a decidir se eles querem fazer o tratamento com o “aparelho que trata em 24 meses”. Alternativamente, eles podem tentar um outro método que é pouco confiável, não suportado pela evidência científica, acelerado por mitos ou feito por pessoas com pouco treinamento……..

 

Traduzido por Klaus Barretto Lopes

Professor Visitante da Universidade de Manchester, Inglaterra, Reino Unido

Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

 

Related Posts

Have your say!

  1. Viajou no amarrilho….????????????

  2. Muito bem escrito, e bem fundamentado. espero que alguns alunos “percam tempo” lendo.

  3. ????????????????????????????????????

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *