October 26, 2016

O que é melhor para o fechamento de espaços? Molas de NiTi ou de aço inoxidável…

O que é melhor para o fechamento de espaços? Molas de NiTi ou de aço inoxidável…

O “post” dessa semana é sobre o fechamento de espaços e eu vou discutir um artigo recente sobre um estudo comparando dois tipos de molas de fechamento de espaço. Eu achei que isso seria uma pergunta clínica interessante.

Quando necessário, a maioria dos profissionais vai extrair dentes como parte do tratamento ortodôntico. Todos nós sabemos que para um bom fechamento de espaços é necessário se ter habilidade e um cuidadoso controle de ancoragem. Nós também gostaríamos que essa fase do tratamento fosse curta.

Alguns dos meus colegas da República da Mancunia (Manchester), norte da Inglaterra, fizeram esse estudo. Eles o publicaram no “Journal of Orthodontics”.

manchesterNickel titanium springs versus stainless steel springs: A randomized clinical trial of two methods of space closure

Noraina Norman, Helen Worthington & Stephen Laceback Chadwick

Journal of Orthodontics, 43:3, 176-185, DOI: 10.1080/14653125.2015.1122260

 

 

Na introdução eles resumiram os achados de sete estudos clínicos que abordaram o fechamento de espaços e os apresentaram numa bela tabela, que mostrou que a taxa média de fechamento de espaço em cinco desses estudos variou de 0,35 a 1,85 mm por mês. Eu também pude notar que as taxas de fechamento de espaço em cinco desses estudos foram muito parecidas ou maiores do que aquelas citadas no estudo sobre o AcceleDent, que foi muito divulgado, e que eu já discuti aqui previamente.

Eles também ressaltaram que o uso das molas de Niti é considerado o método mais efetivo de aplicação de força para o fechamento de espaços quando são utilizadas mecânicas de deslizamento.

Eles decidiram conduzir esse estudo para descobrir se existia alguma diferença na taxa de fechamento de espaços entre molas de NiTi (mais caras) e molas de aço inoxidável (muito mais baratas).

 O que eles fizeram?

Eles conduziram um estudo controlado, randomizado, paralelo, realizado em dois centros. A PICO foi:

População: pacientes com idades entre 12 e 35 anos que tiveram pré-molares extraídos como parte do seu tratamento.

Intervenção: molas de aço inoxidável

Controle: molas de NiTi

Desfecho: taxa de fechamento de espaços medidas nos modelos de estudo

Eles alocaram os pacientes aleatoriamente para terem o fechamento de espaço com aço inoxidável ou molas de NiTi.

A randomização, a ocultação e o cegamento foram bons.

Eles obtiveram modelos de estudo ao começo e ao final do fechamento de espaços. Um examinador “cegado” usou um paquímetro digital para medir a distância entre a cúspide do canino e o sulco mésio-vestibular do primeiro molar permanente.

Eles utilizaram uma análise estatística multivariada relevante.

 O que eles encontraram?

Eles recrutaram 40 pacientes para a pesquisa. Eles alocaram 19 (10 meninos e 9 meninas) para as molas de NiTi e 21 (9 meninos e 12 meninas) para as molas de aço inoxidável. A idade média de ambos os grupos ao início do tratamento foi de 16 anos. Infelizmente, eles não incluíram todos os participantes que começaram o estudo na análise dos dados devido à restrições no tempo.

A taxa média de fechamento de espaço para as molas de NiTi foi de 0,58 (0,24) mm/4 semanas e para as molas de aço inoxidável foi de 0,85 (0,36) mm/4 semanas. A análise de regressão revelou que não existiu diferença significativa entre as intervenções.

 O que eu penso?

Esse pequeno estudo bem conduzido nos mostrou que a intervenção mais barata foi tão efetiva quanto a mais cara. Esse foi um achado interessante. Enquanto alguns podem sentir que esse não é um achado positivo, eu penso que, se nós considerarmos que as molas de NiTi são quatro vezes mais caras que a de aço inoxidável, esse é um achado útil.

Outro ponto importante sobre o estudo foi que os fios, os braquetes, as molas e outras coisas mágicas não influenciaram a taxa de movimentação dentária. Isso me faz pensar se a habilidade do operador e o cuidado que é tomado durante o tratamento podem ser os maiores influenciadores da velocidade do tratamento e dos resultados.

Eu fiquei um pouco preocupado por eles não terem acompanhado todos os pacientes. Pareceu que isso foi por conta da restrição no tempo do período de estudo. Eu presumo que, como foi uma tese de mestrado, o estudo precisava ser submetido à tempo! Eu não sei até que ponto isso pode ter influenciado os resultados.

Mesmo assim, os autores mostraram que existia um número igual de pacientes em cada grupo.

Traduzido por Klaus Barretto Lopes
Professor Visitante da Universidade de Manchester, Inglaterra, Reino Unido
Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *