November 20, 2017

Acho que eu devia me tornar um líder formador de opinião em Ortodontia…

Eu estou me aproximando rapidamente da aposentadoria e preciso manter a minha receita e minhas aulas no exterior. Talvez eu me torne um líder formador de opinião (LFO).

Já discuti potenciais mudanças na minha carreira antes. Pensei em me tornar um vendedor de óleo de cobra, mas percebi que isso seria dar um passo maior do que as minhas pernas. Mas será que eu deveria me tornar um líder formador de opinião? Eu os tenho visto falar, tenho olhado para seus posts no Facebook e parece que eles estão se dando bem. Mas o que eles fazem?

O que é um líder formador de opinião?

A definição de um líder formador de opinião é:

“Doutores que influenciam na clínica de seus pares. Isto inclui, mas não se limita ao comportamento deles. Eles dão aulas promovendo os produtos e são, frequentemente, pagos pelo tempo deles”.

“Os líderes formadores de opinião são, frequentemente, escolhidos mais pelo seu grande número de prescrições do que pelo seu conhecimento”.

Eu preciso ser um líder formador de opinião

Eu dei uma olhada nas definições e decidi que não dá para mim ainda. Sendo assim, o que vou fazer para satisfazer às minhas ambições?

Em primeiro lugar, preciso me envolver de verdade com uma empresa de Ortodontia. Vou comprar uma grande quantidade dos produtos dela. Vou conhecer os representantes da empresa e vou me oferecer para fazer apresentações sobre os produtos deles. Com sorte, eles vão me notar e me tornarão um líder formador de opinião para eles.

Eu também vou precisar esquecer toda a ciência e as evidências que eu aprendi. Presume-se que eu tenha aprendido isso quando recebi o meu treinamento. Vou precisar deixar tudo isso de lado para que eu possa promover o nosso produto.

Quando pesquisas sobre o nosso produto forem publicadas, eu as ignorarei. Posso tentar criticar a pesquisa, mas isso será difícil, pois eu vou ter me esquecido do meu conhecimento em pesquisa.

Pessoas podem me cobrar sobre pesquisas relacionadas ao nosso produto. Vou dizer a eles que nós estamos trabalhando em projetos no momento e que eles serão publicados em breve…

Nós somos os campeões!

Vou aparecer em vídeos bacanas durante apresentações com música alta, luzes de flash e paredes de dentes com o nosso produto ao fundo. Podem até me pedir para ficar ao lado de outros líderes formadores de opinião no palco, de forma que os participantes possam nos adorar. Nós seremos como um time de esportes que conquistou tudo. Nós somos palestrantes “poderosos”.

Vamos fazer a casa tremer….

Quando me pedirem para falar em conferências de Ortodontia, começarei falando sobre o tema combinado. Porém, com mais ou menos cinco minutos da minha apresentação, mudarei a ênfase e começarei a falar do nosso produto, mesmo que não tenha nada a ver com a apresentação.

Postarei fotos da minha vida de líder formador de opinião nas mídias sociais. Estarei sentado na classe executiva, olhando com satisfação para telas de computador ou estarei em praias exóticas com meus colegas líderes formadores de opinião após um dia duro de vendas dos nossos produtos.

Vou conseguir dormir à noite? Claro que sim, somente o vendedor de óleo de cobra que não consegue dormir à noite….

 

Traduzido por Klaus Barretto Lopes

Instrutor de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Professor Visitante da Universidade de Manchester, Inglaterra, Reino Unido

 

 

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *